Regulação e Segurança: Como os intermediários de crédito protegem os consumidores
23.01.2025No contexto atual onde somos invadidos por tantos facilitismos em obter créditos e, muitas vezes, com ofertas acima do expetável e à distância apenas de um clique, a regulação impõe-se, de uma forma cada vez mais sólida. A segurança e a transparência nas operações são premissas imprescindíveis. É aqui que os intermediários de crédito, como a Maxfinance, se destacam ao promoverem uma relação de confiança e proteção para os consumidores.
Mas como conseguem esta relação de confiança e de proteção?
1. Regulamentação pelo Banco de Portugal
Os intermediários de crédito devem ser registados e cumprir todos os critérios legais definidos pelo Banco de Portugal. Este registo é o maior indicador da legalidade da entidade, uma garantia de que está habilitado a exercer a atividade a que se propõe.
A fiscalização do Banco de Portugal também garante que os intermediários respeitem as regras como a transparência na comunicação de custos e condições dos produtos financeiros.
2. Acesso a informação detalhada e objetiva
Os intermediários de crédito têm a obrigação de informar os clientes de forma clara, completa e isenta sobre os produtos financeiros disponíveis nas diferentes instituições de crédito. Isso inclui taxas de juro, comissões associadas e quaisquer riscos envolvidos no contrato.
A transparência evita surpresas e permite ao consumidor tomar decisões informadas.
3. Avaliação cuidada da capacidade financeira
Um intermediário de crédito é responsável por realizar uma análise detalhada da situação financeira do cliente. Essa avaliação previne o endividamento acumulado, protegendo os consumidores de assumirem compromissos incompatíveis com a sua realidade.
4. Apoio ao longo de todo o processo
Desde a escolha do produto financeiro até a assinatura do contrato, o intermediário acompanha o cliente, esclarecendo dúvidas e garantindo que todas as condições acordadas sejam cumpridas.
5. Prevenção de práticas abusivas
A fiscalização também serve para prevenir práticas abusivas ou fraudulentas por parte de entidades que atuam fora do quadro legal. Ao recorrer a um intermediário de crédito registado, o consumidor está protegido contra fraudes.
Ao escolher um intermediário de crédito regulado, como a Maxfinance, os consumidores têm a garantia de estar protegidos contra potenciais riscos, têm um acompanhamento personalizado e especializado, bem como, acesso a produtos financeiros vantajosos.
A regulação da atividade de intermediação de crédito não é apenas um requisito legal, mas também um pilar fundamental que transmite segurança aos consumidores, permitindo-lhes tomar decisões de forma mais confiante.