EUROFIN

Guia para investir em certificados de aforro

23.10.2023
Guia para investir em certificados de aforro

Saiba o que são e como investir as suas poupanças. 

 

Poupar e investir em produtos financeiros de baixo risco pode ser uma boa opção para fazer render o seu dinheiro e garantir estabilidade e bem-estar financeiro ao longo da vida. Com a crise energética, guerra, inflação e o aumento dos preços na habitação, os portugueses têm vindo a investir cada vez mais em certificados de aforro. Este produto ganhou destaque por ser uma forma mais segura para rentabilizar as poupanças, isto porque está sujeito a uma taxa de juro variável indexada à Euribor. Os certificados de aforro podem ser a melhor opção entre os produtos de capital garantido, dado que terá a segurança de poder resgatar facilmente o seu dinheiro e com risco mínimo de perda. É uma poupança ideal para quem não gosta de correr muitos riscos e, ao mesmo tempo, pretende rentabilizar o seu dinheiro.

 

O QUE SÃO CERTIFICADOS DE AFORRO

Os certificados de aforro são um produto com capital garantido. Têm como característica principal serem distribuídos diretamente junto dos aforradores e terem montantes mínimos de subscrição reduzidos. Têm risco quase nulo e liquidez elevada e oferecem ainda um prémio de permanência. Comprar certificados de aforro é como se estivesse a emprestar dinheiro ao Estado, recebendo juros ao longo dos anos, em troca.

 

COMO SUBSCREVER

Existem duas opções que permitem criar uma conta de aforro. A primeira é deslocar-se a um dos balcões dos CTT. Também pode subscrever num dos balcões ou nas plataformas digitais dos bancos que comercializam estes títulos. Pode ainda adquirir na plataforma online AforroNet, ou na rede de Espaços Cidadão da AMA — Agência para a Modernização Administrativa. Vai precisar de preencher a ficha de abertura de conta, apresentar o seu cartão de cidadão, um comprovativo do IBAN, um comprovativo de morada e, ainda, um recibo de vencimento da sua entidade patronal.

 

QUEM PODE ADQUIRIR

Qualquer pessoa, a nível individual, pode comprar certificados de aforro, mas os títulos só podem ser emitidos a favor de particulares e não são transmissíveis nem podem ser vendidos a amigos, ou passados a familiares, exceto em caso de falecimento do titular.

 

QUAIS AS VANTAGENS

Segurança 

Tem a garantia de totalidade do capital investido. 

Liquidez 

Se depois de 3 meses pretender vender os seus certificados de aforro pode fazê-lo sem perder dinheiro. 

Montante de subscrição baixo

A subscrição, manutenção e levantamento dos certificados de aforro não tem qualquer custo. Podem ser obtidos por apenas 100 euros e estão totalmente isentos de custos e comissões, quer na compra, quando os tiver a seu título, no resgate ou vencimento.

Prazos e como são calculados os juros

Cada subscrição vence juros a cada três meses. A taxa de juro é a soma da taxa base na data de início do trimestre com o prémio de permanência. No final de cada trimestre, os juros que tiver direito são automaticamente somados à sua poupança, para que ela renda mais no trimestre seguinte. A taxa-base é determinada mensalmente no antepenúltimo dia útil do mês para vigorar durante o mês seguinte, segundo a fórmula: E 3 %. Por exemplo nesta fórmula, E3 é a média dos valores da Euribor a três meses observados nos últimos dez dias úteis antes do cálculo. O resultado é arredondado à terceira casa decimal. Não pode ser superior a 2,5 % nem inferior a 0 %.

Como resgatar

Este título tem ainda mais uma vantagem que permite o levantamento total ou apenas uma parte do dinheiro antecipadamente, após três meses, sem qualquer penalização. O prazo destes produtos é de 15 anos. Se não levantar a sua poupança antes, irá recebê-la, com os juros que tiver ganho, 15 anos depois.

Com a incerteza económica e as mudanças no mercado financeiro, a poupança desempenha um papel vital na construção de uma base financeira sólida. Peça aconselhamento aos especialistas da MAXFINANCE, que o poderão ajudar a encontrar soluções à medida para poupar e investir o seu capital.

partilhar